A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), divulgou, no mês de fevereiro, os Dados de Movimentação Portuária referentes ao ano de 2021, números que representam um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior.
Somados os portos públicos e os terminais privados, o setor portuário brasileiro movimentou 1,210 bilhão de toneladas no ano de 2021. No caso da movimentação de contêineres, houve aumento de 11% em comparação com a do ano anterior. Ainda, especificamente quanto à região sul, foi registrada movimentação de 187,7 milhões de toneladas em 2021, indicando alta de 14% na comparação com o ano anterior.
Além disso, pelo estudo realizado pela ANTAQ, nota-se que no que diz respeito a navegação de longo curso, o Brasil tem como principal parceiro a China, para o qual exporta 51% deste tipo de navegação. Já para o caso das importações, fica em primeira colocação os Estados Unidos, com 24%, seguido da China (11%), Rússia (7%) e Argentina (6%).
Ainda que o resultado do ano de 2021 já tinha sido positivo e expressivo, a ANTAQ projeta um crescimento de 2,4% para o ano corrente, com a estimativa de movimentação de 1,239 bilhão de toneladas.
Na mesma linha são as projeções para os próximos quatro anos, a tendência é a continuidade de alta na movimentação portuária. Para o ano de 2025, estima-se movimentação de 1,360 bilhão de toneladas e para 2026, a expectativa é que o setor portuário nacional movimente 1,402 bilhão de toneladas.
Por Mariana Mattos.
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), divulgou, no mês de fevereiro, os Dados de Movimentação Portuária referentes ao ano de 2021, números que representam um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior.
Somados os portos públicos e os terminais privados, o setor portuário brasileiro movimentou 1,210 bilhão de toneladas no ano de 2021. No caso da movimentação de contêineres, houve aumento de 11% em comparação com a do ano anterior. Ainda, especificamente quanto à região sul, foi registrada movimentação de 187,7 milhões de toneladas em 2021, indicando alta de 14% na comparação com o ano anterior.
Além disso, pelo estudo realizado pela ANTAQ, nota-se que no que diz respeito a navegação de longo curso, o Brasil tem como principal parceiro a China, para o qual exporta 51% deste tipo de navegação. Já para o caso das importações, fica em primeira colocação os Estados Unidos, com 24%, seguido da China (11%), Rússia (7%) e Argentina (6%).
Ainda que o resultado do ano de 2021 já tinha sido positivo e expressivo, a ANTAQ projeta um crescimento de 2,4% para o ano corrente, com a estimativa de movimentação de 1,239 bilhão de toneladas.
Na mesma linha são as projeções para os próximos quatro anos, a tendência é a continuidade de alta na movimentação portuária. Para o ano de 2025, estima-se movimentação de 1,360 bilhão de toneladas e para 2026, a expectativa é que o setor portuário nacional movimente 1,402 bilhão de toneladas.
Por Mariana Mattos.